FLOR DAS ÁGUAS

 

A Senhora Cia. de Arte e a Associação Socioambiental Sabiá apresentam o espetáculo: Flor das Águas. Uma homenagem ao imaginário  popular brasileiro sobre as águas.

 Trata-se de um encontro lúdico entre artistas e  público onde, a tradição oral, a música,  a dança e a manipulação de bonecos, trazem à tona seres que habitam o fundo dos rios e dos mares.

Com referências etno-culturais do Norte, Nordeste e Centro-este do Brasil, o espetáculo discute a relação que temos com a água: elemento essencial para a vida.

 É destinado ao público de todas as idades, de crianças a idosos, que queiram desfrutar de um mergulho na tradição popular brasileira.

Com a licença dos rios e dos mares , falamos dos segredos guardados  em águas profundas.Segredos que um peixe contou pra outro peixe, que contou pra um peixe maior. Que por sua vez, acabou contando pra Mãe da Água, que numa noite de lua cheia sussurrou no ouvido de um pescador, que espalhou o segredo para nós: o povo da terra.

 O espetáculo tem aproximadamente 45minutos de duração e propõe uma divertida interação com a platéia.

FICHA TÉCNICA

Narração : Sandra Lessa

Canto: Léo Costa e Tânia Piffer

Percussão: Léo Costa e Tânia Piffer

Sanfona: Tânia Piffer

Cavaquinho: Léo Costa

Dança: Léo Costa e Sandra Lessa

Manipulação de Bonecos: Sandra Lessa

Produção: Senhora Cia de Arte e Associação Cultural Sabiá

Pequenos Causos Poéticos Infantis: 

Histórias de crianças olhando o mundo dos adultos e histórias de adultos quando eram crianças. 

Este espetáculo faz parte do projeto “E era tudo verdade: histórias de pessoas do cotidiano”. Onde a Senhora Cia. pesquisa histórias reais e as adapta para a cena teatral.

  “Pequenos causos poéticos infantis”, são passagens de histórias de vida, que foram recolhidas com algo em comum: o olhar poético da criança sobre o mundo.  A coleção destas pequenas histórias resultou neste espetáculo, que reverencia a capacidade das crianças de transformar o mundo em algo fantástico. ” 

Para narrar os “causos poéticos infantis”, criamos um ambiente lúdico sugerido pelo próprio tema. Assim, utilizamos cantigas populares, acalantos, brinquedos e brincadeiras e o teatro de bonecos.

“A galinha de estimação”, “Pra onde eu vou vó?”, “Dedinhos com esparadrapo”, “Ambulância ao contrário”, são algumas das histórias por nós apresentadas.

 Todos têm uma boa história de criança pra contar, ou, uma boa lembrança para rememorar. Assim, a faixa etária deste espetáculo é livre e   aqui percebemos: imaginação e memória não têm idade.

 

Ficha Técnica?

Narração: Sandra Lessa

Manipulação de Bonecos: Sandra Lessa

Canto: Tânia Piffer

Sanfona: Tânia Piffer

Pesquisa de histórias e dramaturgia: Sandra Lessa

Produção: Senhora Cia. de Arte

 

 

IDÉIAS DE MACHADO

 Idéias de Machado intitula o trabalho de narração de histórias para jovens e adultos.

Neste, unimos o teatro de animação com a narração de contos machadianos. Assim, os personagens dos contos são materializados na cena através da manipulação de objetos, da música e da interpretação das atrizes.

 Esta estética busca suscitar no público a imaginação através das possibilidades dessas linguagens artísticas. E é esta mesma estética que  ambientaliza o universo deste  escritor brasileiro.

Idéias de Canário, Entre Santos e Um Apólogo,  são os contos de Machado de Assis narrados no espetáculo.   Há neles o elemento comum do transbordamento da realidade através de situações inusitadas.

  No espetáculo estas situações são apresentadas como: um canário que fala – através da animação de um objeto simples que surge de uma mala; estátuas de santos que discorrem sobre a incoerência de seus fiéis – materializados pelas luzes das velas; e uma conversa filosófica entre uma linha e uma agulha – divertidamente interpretada pelas atrizes ao som do acordeon.

Dialogando com os personagens e as situações cênicas, a música do acordeon executada ao vivo, colore as imagens narradas e cria personagens e climas.

Com aproximadamente  40  minutos de duração, o espetáculo já foi apresentado em teatros, eventos culturais,  educacionais e bibliotecas.

“É melhor, muito melhor, contentar-se com a realidade; Se ela não é tão brilhante como os sonhos, tem pelo menos a vantagem de existir”

 Machado de Assis

Ficha Técnica:

Atuação: Sandra Lessa e Tânia Piffer

Manipulação de Bonecos: Sandra Lessa e Tânia Piffer

Canto: Sandra Lessa e Tânia Piffer

Sanfona: Tânia Piffer

Luz: Priscila da Silva

Direção Cênica: Priscila da Silva

Produção e Pesquisa: Senhora Cia. de Arte

 

 

 E ERA TUDO VERDADE: HISTÓRIAS DE VIDA

Este espetáculo faz parte do projeto:

 “E era tudo verdade: histórias do cotidiano”, onde são narradas histórias de vida, que foram recolhidas e adaptadas em espetáculos.

São histórias que falam sobre a capacidade humana de poetizar os acontecimentos da vida. Um espetáculo sobre pessoas.

Apresentamos aqui as histórias: “O vestido três-marias” e “A primeira calça longa”. Que representam ritos de passagem do universo feminino e masculino. São momentos da história de vida, que se assemelham aos contos de fada e contos tradicionais.

 Neste trabalho, nascido de uma profunda pesquisa sobre o contador de histórias do cotidiano, o público é capaz de se reconhecer na história do outro, ao mesmo tempo em que valoriza o indivíduo que narra.

 

 Numa reverenciada à memória, o espetáculo tem uma estética popular. Com músicas, danças e narrativas, está repleto de surpresas que emocionam por sabermos que provêm de histórias reais.

Com a duração de 40 minutos aproximadamente e faixa etária livre, “E era tudo verdade”, diverte ao nos estimular a adentrar na vida do outro com delicadeza, e a olhar nossa própria história de vida.

 Este trabalho pode ser apresentado em qualquer espaço, desde teatro à espaços alternativos. O que o caracteriza como espetáculo e intervenção poética.  

A Senhora Cia. de Arte, tem preparado diversas apresentações com o tema das histórias de vida. Pesquisa que já está no seu 9º ano. O desejo é ainda continuar por muito tempo, ouvindo histórias sobre a vida e narrá-las em cena. Podendo oferecer um trabalho onde a arte e a cidadania dialogue.

 Ficha Técnica:

Narradora-intérprete: Sandra Lessa

Musicista-intérprete: Tânia Piffer

Orientação dramatúrgica: Cassiano Sydow Quillici

Anúncios

0 Responses to “ESPETÁCULOS”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




outubro 2017
S T Q Q S S D
« jan    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Meses


%d blogueiros gostam disto: